QUALIDADE DOS SERVI�OS NA OBTEN��O DA SATISFA��O DO RESTAURANTE LIMA DO CAMAR�O, NA PERCEP��O DOS CLIENTES

 

Lucas Alves Lima

Graduando do Curso de Administra��o do Centro Universit�rio 7 de Setembro (UNI7).

[email protected]

 

Roseilda Nunes Moreira

Professora adjunta do curso de Administra��o do Centro Universit�rio 7 de Setembro (UNI7). Doutora em Administra��o de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Administra��o de Empresas pela UNIFOR. Especialista em Gest�o Estrat�gica de Marketing pela Funda��o Get�lio Vargas (FGV). Graduada em Administra��o pela Universidade Federal do Cear� (UFC). Professora de cursos de p�s-gradua��o da UNI7.

[email protected]

 

RESUMO

O presente artigo aborda a gest�o dos servi�os, qualidade dos servi�os e dimens�es da qualidade para obten��o da satisfa��o dos clientes em um Restaurante, localizado no munic�pio de Cascavel, Estado do Cear�. A percep��o dos clientes quanto a qualidade no setor de servi�os � dif�cil de ser mensurada e uma ferramenta que possibilita essa analise � o modelo ServQual proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), cujo m�todo afirma existir uma lacuna entre as expectativas dos clientes e sua percep��o da qualidade do servi�o recebido. Com base no modelo proposto, foi realizada uma pesquisa explorat�ria-descritiva utilizando o m�todo de pesquisa bibliogr�fica com estudo de caso para analisar o n�vel da qualidade dos servi�os para obten��o da satisfa��o do Restaurante Lima do Camar�o, na percep��o dos clientes, com aplica��o de uma an�lise qualitativa. O m�todo utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista adaptado do modelo ServQual, contendo as cinco dimens�es denominadas de tangibilidade, confiabilidade, presteza, seguran�a e empatia, possibilitando assim, analisar os n�veis de satisfa��es dos clientes e as poss�veis altera��es necess�rias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gest�o do Servi�o. Qualidade e Mensura��o dos Servi�os. Dimens�es da Qualidade dos Servi�os. Satisfa��o do Cliente. ServQual.

 

 

ABSTRACT

This article deals with the management of services, quality of services and quality dimensions to obtain customer satisfaction in a Restaurant, located in the municipality of Cascavel, State of Cear�. Customer perception of quality in the service sector is difficult to measure and a tool that enables this analysis is the ServQual model proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985), whose method states that there is a gap between customer expectations and perception of the quality of the service received. Based on the proposed model, an exploratory-descriptive study was carried out using the bibliographic research method with a case study to analyze the level of service quality to obtain satisfaction of the Lima do Camar�o Restaurant, in the perception of the clients, with the application of a qualitative analysis. The method used for data collection was an interview script adapted from the ServQual model, containing the five dimensions known as tangibility, reliability, promptness, security and empathy, thus enabling the analysis of customer satisfaction levels and possible changes.

 

KEYWORDS: Service Management. Service Quality and Measurement. Service Quality Dimensions. Customer Satisfaction. ServQual.

 


1 INTRODU��O

 

Manter os clientes satisfeitos � um desafio di�rio para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Propocionar um produto de qualidade j� n�o � mais o suficiente. Os clientes esperam que, ao receber determinados servi�os todas as suas expectativas sejam superadas para que no final possam classific�-los como satisfat�rio ou n�o-satisfat�rio.

Qualidade caracteriza-se como um conjunto de atributos ou elementos que comp�em o produto ou o servi�o. � o grau m�ximo da demanda que pretende satisfazer. Ressalta-se que a qualidade deve ser considerada como componente fundamental na gest�o de qualquer organiza��o, e se torna pe�a chave para a continuidade da empresa (HOFFMAN; BATESON, 2006; CARVALHO et al., 2012).

A gest�o da qualidade torna-se muito importante quando � levada em considera��o a troca de valores, uma vez que adquiridos refletem do setor externo para o interno das organiza��es. Nesse caso, clientes que j� t�m uma opini�o formada, tanto por experi�ncias vividas ou por interm�dio de outras pessoas, tendem a manter suas expectativas elevadas por determinado servi�o, cabendo ao gestor o papel de controlar os n�veis de satisfa��o (PALADINI, 2004).

As empresas que desejam manter sempre uma excel�ncia na qualidade do servi�o precisam acima de tudo, certificar-se de que todos os funcion�rios est�o aptos para servir bem os clientes, treinando-os de acordo com a cultura da empresa, principalmente os que atuam na linha de frente de atendimento, pois s�o eles os respons�veis pelo contato direto e forma��o de valores (LOVELOCK; HEMZO; WIRTZ, 2011).

Os clientes valorizam experi�ncias e solu��es desejadas e est�o dispostos a pagar por elas. Geralmente por um per�odo de tempo predeterminado, em vez de compr�-lo diretamente. Desta forma, � de grande import�ncia manter sempre um contato mais pr�ximo ao cliente, avaliando o feedback dos servi�os prestados, para que possa identificar poss�veis falhase insatisfa��es dos clientes (KOTLER; KELLER, 2012).

As necessidades e desejos influenciam a expectativa do cliente, pois ele, ao procurar o prestador de servi�o, espera que suas necessidades sejam atendidas ou seus desejos satisfeitos. O cliente satisfeito n�o ir� pedir repara��es ou melhorias, pois o servi�o prestado atendeu ou superou todas as suas necessidades. Por�m, o cliente insatisfeito provavelmente n�o retornar� ao estabelecimento, n�o se tornar� um cliente fiel e muito menos um divulgador do servi�o (CORR�A; GIANESI, 2009).

Foi realizada uma pesquisa em setembro de 2017 pelo produto interno bruto (PIB), que mostrou um crescente do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT). O setor de servi�os, � respons�vel por quase 75% do PIB, foi o que registrou maior crescimento trimestral de 0,6%, com maior relev�ncia para o segmento de com�rcio (1,9%). Os servi�os s�o altamente pr�-c�clicos: quando a economia como um todo vai bem, eles v�o bem; quando vai mal, eles tamb�m v�o mal (MOREIRA, 2017).

Em janeiro de 2018 a economia registrou uma queda em rela��o ao �ltimo trimestre de 2017, com um d�ficit de 1,9% e em rela��o a janeiro do ano passado, o volume de servi�os caiu 1,3%. J� a taxa acumulada em 12 meses ficou com recuo de 2,7% (IBGE, 2018).

Em per�odos de crises econ�micas, segundo especialistas, o setor de servi�os � o primeiro a cair e o �ltimo a se recuperar, pois alguns servi�os s�o considerados como n�o priorit�rios, e muitas vezes dependentes de outros fatores para se reconstituir (G1, 2017).

Diante do exposto, tem-se como problema de pesquisa: Qual n�vel da qualidade dos servi�os para obten��o da satisfa��o dos clientes no Restaurante Lima do Camar�o, sob a �tica dos clientes? Para responder este problema a pesquisa tem como objetivo geral analisar a qualidade dos servi�os para obten��o da satisfa��o do Restaurante Lima do Camar�o, na percep��o dos clientes.

Objetiva-se especificamente explorar o processo dos servi�os, assim como, a gest�o dos servi�os e descrever a qualidade dos servi�os para a obten��o da satisfa��o sob a percep��o dos clientes no Restaurante Lima do Camar�o.

 

2 REVIS�O DE LITERATURA

 

2.1 GEST�O DO SERVI�O

 

A gest�o dos servi�os tem como finalidade melhorar o desempenho de uma organiza��o prestadora de servi�os com base na defini��o, an�lise e gerenciamento dos processos envolvidos na produ��o do servi�o. Na maioria das vezes tais processos s�o considerados complexos, pois envolvem pessoas e m�quinas no aux�lio da presta��o dos servi�os e produtos (CORR�A; CAON, 2008).

As tentativas de descrever servi�os j� ultrapassam dois s�culos, onde os economistas cl�ssicos consideravam que os bens eram objetos de valor, que podiam ser propriamente vendidos ou trocados. No entanto os servi�os podem ser definidos como a��es, esfor�os ou desempenhos desenvolvidos por quem os fornece a fim de criar valores dur�veis para seus consumidores finais. Por sua vez, em troca de dinheiro, tempo e esfor�o, os consumidores almejam receber o valor de aquisi��o de bens, m�o de obra, compet�ncias profissionais, instala��es, redes e sistemas, de forma que atinja ou supere o seu n�vel de satisfa��o (LOVELOCK; WIRTZ; HEMZO, 2011; HOFFMAN et al., 2009).

Os servi�os se caracterizam por quatro elementos, sendo eles intang�veis, insepar�veis, heterog�neos e simult�neos. Servi�os intang�veis significam dizer que os servi�os s�o abstratos, que n�o s�o vistos antes do consumo final. A inseparabilidade � o aspecto que ressalta que n�o se pode estocar servi�os como se faz com bens. Geralmente os servi�os s�o vendidos quando o comprador e cliente est�o frente a frente (HOFFMAN et al., 2009).

A heterogeneidade refere-se � impossibilidade de manter a qualidade do servi�o constante, pois os servi�os s�o prestados por pessoas, que consequentemente s�o de natureza inst�vel, tornando assim a qualidade da produ��o inst�vel tamb�m. Mas para uma empresa manter a presta��o de servi�os com qualidade, � necess�rio que haja uma certa padroniza��o. Por fim, a simultaneidade dos servi�os � quando a produ��o e consumo ocorrem ao mesmo tempo e, sendo assim, � de grande necessidade ter um bom contato com o cliente no ato da obten��o dos servi�os (LAS CASAS, 2008).

A rela��o entre cliente e fornecedor tem que ser a melhor poss�vel, portanto, deve-se ter um dial�go em que seja repassado de forma clara e sem muito ru�do a informa��o desejada, adaptando-se �s necessidades existentes de cada um. Para obter a satisfa��o dos clientes, uma empresa prestadora de servi�os deve se assegurar de que seus colaboradores tamb�m estejam satisfeitos no seu local de trabalho (CARVALHO et al., 2012).

Os autores Lovelock, Wirtz e Hemzo (2011) ressaltam que os servi�os est�o no centro da estrat�gia de marketing de uma empresa. Se um produto for mal projetado, n�o criar� valor significativo aos clientes, mesmo que o restante dos 7P�s sejam bem executados.

Os 7P�s englobam o conjunto de vari�veis que representam as decis�es gerenciais de marketing essenciais para criar estrat�gias vi�veis, e s�o subdivididos com o objetivo de obter a escolha do melhor servi�o a ser adquirido pelo cliente de modo lucrativo em um mercado, baseado na escolha da melhor Pra�a (lugar e hora), Pre�o, Promo��o, Processos, Pessoas e Ambiente f�sico (derivado de physical environment) (ZEITHAML; BITNER; GREMLER, 2011).

Os bares e restaurantes s�o respons�veis por grande parte dos servi�os registrados no pa�s, pois o segmento aliment�cio � essencial na vida das pessoas, tendo em vista a praticidade, conforto, seguran�a e dentre outros fatores ofertados por bares e restaurantes de qualidade, que levam os clientes a aderirem os servi�os prestados.

Vale ressaltar que os servi�os nos setores de bares e restaurantes sofrem uma expans�o anual de dez porcento, gerando cerca de quatrocentos e cinquenta mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Abrasel (Associa��o Brasileira de Bares e Restaurantes) (SEBRAE, 2017).

No que concerne ao servi�o dos restaurantes a l� carte, os clientes utilizam tr�s tipos de caracter�sticas de qualidade para julgar a experi�ncia do servi�o, sendo a primeira funcional, relacionada � qualidade da comida, variedade do card�pio, bebida, ingredientes, entre outros, a segunda mec�nica, associada ao ambiente, layout, ilumina��o, decora��o e instala��es f�sicas e a terceira humana, determinada pelo desempenho, comportamento e apar�ncia dos funcion�rios (WALL; BERRY, 2007).

Neste cap�tulo, v�-se que quando se refere a gest�o dos servi�os � essencialum foco maior na satisfa��o do cliente, pois acerca disso � poss�vel mensurar o n�vel de satisfa��o obtida pelos servi�os prestados e os poss�veis clientes insatisfeitos, tendo em vista que este assunto ser� detalhado melhor mais a frente.

 

 

 

2.2 QUALIDADE E MENSURA��O DOS SERVI�OS

 

Conforme a defini��o da American Society for Quality Control (Sociedade Americana de Controle de Qualidade): qualidade � a totalidade dos atributos e caracter�sticas de um produto que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou impl�citas (KOTLER; KELLER, 2012).

J� a qualidade do servi�o � uma avalia��o estruturada, resultado da percep��o do cliente sobre as dimens�es da qualidade. Portanto, deve-se fazer uma distin��o entre a qualidade dos servi�os e a satisfa��o dos clientes, que s�o construtos interligados, mas distintos. Ao passo que a satisfa��o compara as percep��es do cliente ao que ele normalmente esperaria, a qualidade do servi�o compara as percep��es ao que o cliente deveria esperar da qualidade do servi�o, da qualidade do produto e pelo pre�o, al�m de fatores situacionais e pessoais ofertados pelas empresas (LOVELOCK; WIRTZ ;HEMZO, 2011).

Quando se concerne a qualidade percebida de servi�os, pode-se caracterizar por ser um objeto de gest�o relevante para todas as organiza��es. Mesmo que exista uma qualidade t�cnica ela pode n�o ser percebida pelos clientes. Desta forma, a qualidade percebida de servi�os analisa a percep��o da qualidade observada pelo cliente (VIEIRA, 2011).

Os autores Zeithaml, Bitner e Gremler (2011) complementam que a qualidade percebida tamb�m define-se como o julgamento do consumidor sobre a superioridade ou excel�ncia global de um servi�o.

Segundo Gr�nroos (2004), a avalia��o da qualidade de um servi�o est� relacionada basicamente com aquilo que os clientes percebem desse servi�o. Em rela��o a isto, Zeithaml, Bitner e Gremler (2011), afirmam que as percep��es da qualidade do servi�o resultam da compara��o entre as expectativas do cliente e o desempenho percebido do servi�o.

Por sua vez, a percep��o de qualidade em servi�os � diferente da qualidade real dos bens f�sicos, pois a percep��o da qualidade envolve um maior n�vel de abstra��o em lugar de atributos espec�ficos dos produtos. J� nos bens f�sicos, os consumidores emitem julgamentos sobre a qualidade do servi�o, baseando-se principalmente em crit�rios subjetivos (LAS CASAS, 2008).

� importante que a qualidade dos servi�os prestados por uma empresa seja mensurada frequentemente por meio de pesquisas. Em fun��o de, nos dias atuais, o foco ser o cliente, seus desejos e suas necessidades devem sempre ser monitorados para que possam ser atendidos, pois � mais rent�vel para a empresa manter um cliente que atrair um novo (CORR�A; GIANESI, 2009).

O sistema de obten��o de informa��es de clientes por meio do feedback � bastante usado por diversos tipos de empresas prestadoras de servi�os. Este sistema � composto por um conjunto de recursos, como equipamentos, m�o-de-obra especializada e tecnologias, ou seja,para coletar e analisar informa��es � necess�rio um investimento do qual se espera um retorno condizente como de qualquer outro investimento realizado pela empresa (CORR�A; CAON, 2008; LAS CASAS, 2008).

Foi relatado neste cap�tulo que a qualidade deve ser atingida e mantida em sua plenitude em modo geral e o atendimento ao cliente � relevante para se conquistar uma mensura��o positiva dos servi�os prestados, tendo em vista a qualidade e o n�vel de excel�ncia desejado.

 

2.3 DIMENS�ES DA QUALIDADE DOS SERVI�OS

 

Qualidade percebida de servi�os � um objeto de gest�o relevante para todas as organiza��es. Mesmo que exista uma qualidade t�cnica (em termos de engenharia) ela pode n�o ser percebida pelos clientes. Assim, a qualidade percebida de servi�os verifica a percep��o da qualidade observada pelo cliente.

Baseando-se nisso, foram identificadas por Parasuraman, Zeithaml e Berry (2006) cinco dimens�es espec�ficas da qualidade do servi�o aplic�veis a diversas �reas do servi�o que comp�e a escala ServQual.Essas dimens�es representam como os consumidores organizam as informa��es sobre a qualidade do servi�o em sua mente (ZEITHAML; BITNER; GREMLER, 2011).

 

A Confiabilidade � a habilidade de executar o servi�o prometido de forma confi�vel e precisa. Responsividade � a disposi��o de ajudar os clientes e fornecer o servi�o imediatamente. Seguran�a � o conhecimento e a cortesia dos funcion�rios, e sua capacidade de inspirar confian�a e certeza. Empatia � a aten��o individualizada dispensada aos clientes. Tangilibilidade constitue a apar�ncia das instala��es f�sicas, do equipamento, dos funcion�rios e dos materiais impressos (ZEITHAML; BITNER; GREMLER, 2011, p. 150).

 

Diante disto, constatou-se que a avalia��o embasada nas dimens�es da escala ServQual s�o suficientes para mensurar a qualidade dos servi�os prestados em restaurantes, pois as dimens�es abordam todos os princ�pios fundamentais para atender as expectativas e percep��o dos clientes e ser derterminante para uma tomada de decis�es.

Por outro lado, em defesa de um paradigma de qualidade baseada apenas no desempenho e embasados no conceito de qualidade como uma atitude, Cronin e Taylor (1992) desenvolveram um estudo em que eles defendem que a diferen�a entre expectativa e desempenho serve apenas para mensurar a qualidade percebida dos servi�os, mas n�o a determina diretamente. E argumentam que apenas a avalia��o do desempenho apresenta resultados mais satisfat�rios para avalia��o do cliente(SILVA; MEDEIROS; COSTA, 2009).

Desta maneira, os autores modificaram as dimens�es da escala ServQual para construir a escala denominada de ServPerf (Service Performance), excluindo apenas os vinte e dois itens referentes � mensura��o das expectativas. Com isso, o modelo acabou sendo composto por vinte e duas afirmativas, referentes ao desempenho do servi�o, disposto em uma escala do tipo de sete pontos, variando do �discordo fortemente� ao �concordo fortemente� (VIEIRA, 2011).

Outra escala bastante usada por pesquisadores para mensurar a qualidade na presta��o de qualquer tipo de servi�o, como por exemplo, bancos, restaurantes, padarias, lojas etc, � a QPS (Qualidade na Presta��o de Servi�o), sendo ela concorrente (ou alternativa) da ServQual. Ela possui dimens�es, denominadas: aspectos f�sicos, confian�a, rela��es pessoais, solu��es de problemas e pol�ticas internas(VIEIRA, 2011).

Entende-se por aspectos f�sicos o que est� relacionado ao layout, aos equipamentos e � limpeza. A confiabilidade compreende a confian�a dos clientes com rela��o aos servi�os prestados e � disponibilidade dos produtos e/ ou servi�os.

As rela��es pessoais est�o ligadas a cordialidade dos funcion�rios com os consumidores. A resolu��o de problemas � basicamente a capacidade de resolver problemas e reclama��es. E a pol�tica interna � a forma de atuar da empresa com rela��o a outras necessidades, como hor�rio de funcionamento, estacionamento para consumidores, formas de pagamento.

Considerando que os clientes nem sempre possuem informa��es completas a respeito do prestador de servi�os e da pr�pria oferta em si, a qualidade percebida de um servi�o pelo cliente � avaliada, basicamente, em duas dimens�es: a t�cnica e a funcional (GR�NROOS, 1984).

A dimens�o t�cnica corresponde � qualidade dos resultados desejados pelos clientes, ou seja, o que os clientes recebem em suas intera��es com a organiza��o. Por outro lado, o usu�rio tamb�m � influenciado pela forma, ou seja, como recebe o servi�o e como vivencia o processo de produ��o e consumo simult�neo (CARVALHO et al., 2012).

Vale ressaltar que, a dimens�o funcional da qualidade est� associada �s fun��es do prestador de servi�os e �s percep��es do cliente com o servi�o prestado. J� a qualidade t�cnica aumenta conforme evoluem as percep��es totais da qualidade do servi�o (CARVALHO et al., 2012).

Verificou-se neste subcap�tulo que, as dimens�es da qualidade s�o importantes para mensurar o n�vel de servi�o dentro de uma organiza��o. Com isso, pode-se prosseguir parao pr�ximo cap�tulo, onde ser� detalhado o n�vel desatisfa��o do cliente jutamente com a influ�ncia que o servi�o prestado tem dentro das organiza��es.

 

2.4 SATISFA��O DO CLIENTE

 

� de suma import�ncia valorizar a satisfa��o dos clientes quando se refere as empresas prestadoras de servi�os. Sem clientes, as empresas de servi�os n�o tem raz�o de existir. Todas as empresas precisam identificar e estabelecer o qu�o satisfeito seu cliente ficou ao adquirir determinado produto ou servi�o, pois tal fator � determinante para estabelecer uma rela��o de fidelidade entre fornecedor e consumidor (HOFFMAN et al., 2009).

A satisfa��o do cliente � influenciada do mesmo modo pelas percep��es de igualdade e justi�a. Os clientes perguntam a si pr�prios se foram tratados com justi�a comparado a outros clientes, se pagou pelo pre�o justo de determinado produto, e tamb�m se as condi��es do servi�o atingiram ou superaram as expectativas do servi�o ofertado (ZEITHAML; BITNER; GREMLER, 2011).

Na verdade, satisfazer e exceder as expectativas do cliente pode resultar em benef�cios valiosos para a empresa. A propaganda positiva boca a boca pode resultar em novos clientes. As empresas que det�m altas taxas de satisfa��o do cliente tamb�m possuem vantagens competitivas, principalmente em rela��o a pre�os. Muitas vezes, os clientes preferem pagar mais para uma empresa que satisfa�a todas as suas necessidades a assumir o risco de ir para uma oferta de servi�o de pre�o mais baixo (HOFFMAN et al., 2009).

Um poss�vel motivo para o alto �ndice de pontos de satisfa��o � que os clientes est�o satisfeitos com os bens e servi�os que normalmente compram e consomem, resultando no motivo da compra a esses produtos e servi�os em primeiro lugar, diferentemente do alto �ndice de neutralidade ou insatisfa��o (HOFFMAN et al., 2009).

Pesquisas apontam que um cliente insatisfeito tem um potencial destrutivo maior que o poder construtivo de um cliente satisfeito. Quando h� um grande �ndice de insatisfa��o existir� maior possibilidade dos clientes expressarem suas opini�es que clientes satisfeitos, pois a insatisfa��o induz mais � a��o e � mais emocionalmente intensa do que a satisfa��o. Um cliente satisfeito tende a divulgar determinado servi�o para seis pessoas, enquanto o cliente insatisfeito reporta para outras onze pessoas (CORR�A; GIANESI, 2009).

O autor Hoffman et al (2009, p. 342) complementa que �os clientes n�o se queixam para as pr�prias empresas de servi�o. Em vez disso, mant�m consigo a insatisfa��o, v�o para os concorrentes ou contam aos clientes existentes ou potenciais da empresa o quanto foram maltratados.�

A avalia��o que o cliente faz sobre determinado produto ou servi�o � dif�cil de ser medida, pois � baseada no n�vel de expectativa que foi atingida pelo consumidor. Como as expectativas e as percep��es variam de cliente a cliente, e em cada situa��o, a satisfa��o do cliente em rela��o ao servi�o recebido � um conceito subjetivo (CORR�A; CAON, 2008).

As medi��es da satisfa��o s�o caracterizadas por medi��es diretas e indiretas. As medi��es indiretas s�o respons�veis em rastrear e monitorar recordes de vendas, lucros e reclama��es. As medi��es diretas s�o obtidas, em geral, por meio de pesquisas de satisfa��o, ou seja, s�o usadas escalas para coletar dados do n�vel de satisfa��o dos clientes (HOFFMAN et al., 2009).

 

3 M�TODO

 

O presente cap�tulo aborda o m�todo que foi usado para a elabora��o da pesquisa cient�fica, e para isso � necess�rio identificar as opera��es mentais e t�cnicas que possibilitam a sua verifica��o, no caso, o m�todo, que por sua vez caracteriza-se como o conjunto de procedimentos intelectuais e t�cnicos adotados para se atingir o conhecimento, tra�ando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decis�es do cientista(GIL, 2008; MARCONI; LAKATOS, 2010).

A fim de alcan�ar os objetivos propostos pelo problema de pequisa, foram adotados os procedimentos metodol�gicos descritos nas se��es a seguir.

 

3.1 CARACTERIZA��O E ESTRAT�GIA DA PESQUISA

 

Em rela��o � pesquisa, define-se como um �processo formal e sistem�tico de desenvolvimento do m�todo cient�fica e tem como objetivo fundamental a descoberta de respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cient�ficos� (GIL, 2008, p. 27).

A natureza da pesquisa � do tipo qualitativa, que tem como objetivo simplesmente compreender um fen�meno em seu sentido mais intenso, em vez de produzir implica��es que possam levar � constitui��o de leis gerais ou a extrapola��es que permitam fazer previs�es v�lidas sobre a realidade futura (APPOLIN�RIO, 2012).

Com a pesquisa qualitativa � poss�vel compreender e interpretar de maneira mais clara determinados comportamentos, as expectativas e opini�es dos clientes da organiza��o (GIL, 2008).

Quanto aos objetivos, a presente pesquisa � do tipo explorat�ria-descritiva. A pesquisa explorat�ria aplicada no Restaurante Lima do Camar�o tem como finalidade desenvolver, esclarecer e/ ou modificar o conceito abordado na pesquisa em quest�o, tendo como objetivo proporcionar uma vis�o geral a respeito do fato. Enquanto a pesquisa descritiva tem como objetivo a descri��o das caracter�sticas de determinada popula��o ou fen�meno, ou seja, estudar as caracter�sticas de um grupo espec�fico (GIL, 2008).

No que concerne aos meios de investiga��o, utilizou-se o m�todo de pesquisa bibliogr�fica, que se caracteriza, portanto como �um apanhado geral sobre os principais trabalhos j� realizados, revestidos de import�ncia por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema, e representa uma fonte indispens�vel de informa��es� (MARCONI; LAKATOS, 2009, p. 12).

�O estudo de caso consiste em coletar e analisar informa��es sobre determinado indiv�duo, cujos limites n�o est�o claramente definidos, descrever a situa��o das circunst�ncias em que est� sendo feita determinada pesquisa e explicar as vari�veis causais� (GIL, 2008, p. 58).

Desta maneira, foi aplicado o estudo de caso com o objetivo de analisar o n�vel da qualidade dos servi�os para obten��o da satisfa��o do Restaurante Lima do Camar�o, na percep��o dos clientes.

Para obter a coleta de dados, foi aplicado a entrevista, que trata-se de uma t�cnica de pesquisa para coleta de informa��es, dados e evid�ncias cujo objetivo b�sico � entender e compreender o significado que entrevistados atribuem a quest�es e situa��es, em contextos que n�o foram estruturados anteriormente, com base nas suposi��es e dedu��es do pesquisador (MARTINS; THE�PHILO, 2009).

A entrevista foi aplicada individualmente, com abordagem padronizada ou estruturada, representada quando �o pesquisador segue um roteiro previamente estabelicido; as perguntas feitas ao indiv�duo s�o predeterminadas. Ela se realiza de acordo com um formul�rio elaborado e � efetuado de prefer�ncia com pessoas selecionadas de acordo com um plano� (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 180).

O roteiro de entrevista utilizado na pesquisa foi elaborado pelo pesquisador por meio das adapa��es da escala ServQual, desenvolvida pelos autores Parasuraman, Zeithaml e Berry com o objetivo de direcion�-las expecificamente para o setor aliment�cio, baseando-se nas cinco dimens�es propostas na escala ServQual, sendo elas, tangibilidade, confiabilidade, presteza, seguran�a e empatia.

O objetivo da padroniza��o � obter, dos entrevistados, as respostas equivalentes as mesmas perguntas, com o intuito de que elas sejam comparadas aos diferentes tipos de respostas e as diverg�ncias entre elas, para que possa ser analisada nesta pesquisa o n�vel de satisfa��o dos clientes. Desta forma, foi aplicada uma entrevista com roteiro de perguntas padronizadas com cinco clientes com uma frequ�ncia constante do Restaurante Lima do Camar�o em um per�odo entre os dias 26 e 27 de abril de 2019.

Escolheu-se este per�odo com objetivo de ter um momento mais prop�cio para abordar os clientes do estabelecimento, baseando-se nos fluxos de vendas registrados em cada per�odo de final de m�s, onde apresenta uma queda em cerca de aproximadamente 35% em rela��o ao in�cio do m�s.

Foram aplicadas cinco entrevistas contendo onze perguntas (Ap�ndice B, p. 23) para analisar o n�vel de satisfa��o dos clintes do Restaurante Lima do Camar�o, representando assim por um todo os demais clientes. As entrevistas foram aplicadas durante dois dias, individualmente � cada entrevistado, sendo o grupo composto por funcion�rios p�blicos, empreendedor, advogada e auxiliar de emfermagem (Quadro 1).

 

Quadro 1: Perfil dos entrevistados

Entrevistado

G�nero

Escolaridade

Idade

E1

Feminino

Ensino M�dio Completo

45 anos

E2

Feminino

Ensino M�dio Completo

37 anos

E3

Masculino

Gradua��o

33 anos

E4

Feminino

Gradua��o

32 anos

E5

Feminino

Gradua��o

24 anos

Fonte: elaborado pelo autor com base nos dados de pesquisa (2019).

 

Para an�lise dos resultados da pesquisa foi realizado a an�lise de conte�do, designado por Bardin (2011), sendo um conjunto de t�cnicas de an�lise das comunica��es visando a obter, por procedimentos sistem�ticos e objetivos de descri��o do conte�do das mensagens, indicadores (quantitativos ou n�o) que permitam a infer�ncia de conhecimentos relativos �s condi��es de produ��o/recep��o destas mensagens.

 

4 RESULTADOS DA PESQUISA

 

No cap�tulo a seguir, s�o apresentados os resultados obtidos por meio das entrevistas feitas com os cinco clientes da empresa, analisando o n�vel da satisfa��o do cliente em rela��o a qualidade do servi�o que � prestado na organiza��o.

 

4.1 OBJETO DE ESTUDO � RESTAURANTE LIMA DO CAMAR�O

 

O restaurante objeto de estudo � situado na cidade de Cascavel no litoral do Cear�, localizado � 63km de Fortaleza. O restaurante estudado � um dos melhores restaurantes da cidade, oferecendo um excelente atendimento, ponto esse considerado mais relevante para o gestor do estabelecimento e tamb�m considerado um diferencial pelo p�blico. Al�m do atendimento, o restaurante conta com promo��es bastante atrativas que motivam muitos clientes, assim como um ambiente aconchegante, limpo, m�sica ambiente e o p�blico normalmente deriva de segmento familiar.

Vale ressaltar que o estabelecimento foi o pioneiro dos servi�os � la carte, tendo em vista que a maioria dos servi�os aliment�cios da cidade s�o voltados para o self-service e churrascarias.

Antes de se instalar na cidade de Cascavel, o restaurante j� passou por alguns lugares, tais como, Fortaleza, Parajuru e Beberibe. O gestor iniciou seu hist�rico no ramo aliment�cio sendo gar�om no �Restaurante Osmar do Camar�o� (atualmente fechado), no ano de 1990 no bairro Meireles, onde adquiriu bastante experi�ncia at� abrir seu primeiro restaurante no ano de 1998 no bairro Mucuripe. A partir disto, sua vis�o empreendedora foi se aprimorando e lhe incentivando a arriscar em novos horizontes, fazendo com que migrasse para a cidade de Parajuru no ano 2000, terra natal do gestor, onde criou-se a empresa que at� hoje se mantem com o mesmo nome, Lima do Camar�o. Em seguida passando pela cidade de Beberibe no ano 2005, onde abriu quatro restaurantes em per�odos e lugares diferentes, at� que em 2012 instalou-se na cidade de Cascavel, onde reside at� o presente momento.

Atualmente o restaurante vem expandindo sua cartilha de produtos ofertados, baseando-se na demanda da cidade, oferecendo al�m de mar�scos (especialiades do restaurante), diversos tipos de carnes assadas na brasa, massas e pizzas.

A estrutura do restaurante foi recentemente reformado para atender as novas demandas e conta com doze funcion�rios divididos entre os turnos dia e noite para melhor servir seus clientes.

 

 

 

4.2 AN�LISE DAS ENTREVISTAS

 

O objetivo da nuvem de palavras � absorver a maior quantidade de palavras ditas poss�veis, no caso pelo entrevistado, calculando a frequ�ncia das mesmas e assim compreender corretamente o que se quer transmitir.

Elabourou-se uma nuvem de palavras pelo pesquisador para auxiliar na an�lise das falas mais relevantes abordadas nas cinco perguntas feitas a cada entrevistado por meio de palavras chave. Para realiza��o da nuvem de palavras foi utilizado o software IRAMUTEQ.

 

Figura 1: Nuvem de palavras


Fonte: elaborado pelo autor com base nos dados de pesquisa (2019).

 

Analisou-se atrav�s da nuvem de palavras que a resposta mais utilizada pelos entrevistados foi �sim�, caracterizando de forma positiva a maioria das respostas feitas pelo pesquisador, seguindo de �muito, bom, estar, sempre, atendimento, ambiente, gar�om, comida, fam�lia� e dentre outras, que ser�o detalhadas melhor no pr�ximo subcap�tulo.

 

4.2.1 AN�LISE DOS RESULTADOS � ENTREVISTAS

 

Na entrevista, questionou-se inicialmente, baseando-se na tangibilidade (a apar�ncia f�sica das instala��es, m�veis, limpeza, equipamentos e apar�ncia pessoal dos indiv�duos que prestam servi�os) como o cliente analisa a situa��o atual do estabelecimento, como isso afeta na sua decis�o de escolha e o que pode ser melhorado.

Os entrevistados reagiram de forma positiva em rela��o � boa parte das perguntas feitas, relatando que o ambiente � aconchegante, agrad�vel e tem um bom atendimento, onde at� pode transmitir sensa��o de �sentir-se em casa� (E2, 2019) assim como, foi caracterizado por ser um ambiente com segmento familiar, onde os clientes buscam sair para um momento de lazer com a fam�lia, e tamb�m apresentando um ambiente com as condi��es higi�nicas formid�veis e uma boa m�sica ambiente (E1; E3, 2019).

Quando se questionou aos clientes de que forma essa dimens�o afetaria na sua escolha de um estabelecimento, analisou-se pelo pesquisador a relev�ncia que estes atributos podem transmitir para os clientes, que responderam que em um restaurante � considerado essencial para uma �primeira boa impress�o� e no que concerne aos restaurantes da cidade de Cascavel, os clientes n�o pensam duas vezes antes de escolher para onde ir�o, pois em Cascavel existem poucos estabelecimentos com estes segmentos, o que mais veem s�o churrascarias e self-services (E2; E4; E5, 2019).

Em rela��o ao que pode ser melhorado, sempre haver� espa�o para inovar, com o intuito de agregar valores em termos de servi�o, comodidade, ambiente f�sico ou at� mesmo uma mudan�a no paradigma. Baseando-se nas opini�es dos clientes em rela��o ao estabelecimento, foi mencionado que seria vi�vel a instala��o de ar-condicionado no ambiente interno (E1, 2019), um playground para o entretenimento das crian�as (E2, 2019), inova��es no card�pio (E4, 2019) e o retorno de m�sicas ao vivo nos fins de semana (E3; E5, 2019).

Na segunda pergunta da entrevista, onde foi abordada a dimens�o da confiabilidade (habilidades para fornecer o servi�o conforme o prometido) perguntou-se aos clientes se eles sentem-se confi�veis em receber tudo o que lhes foi prometido e se o restaurante cumpre com todas as suas promessas.

Considerou-se pelo pesquisador que a confiabilidade � a segunda dimens�o mais importante para garantir a qualidade dos servi�os, fundametando-se nas expectativas criadas pelos clientes em receber tudo aquilo que lhes foi prometido.

Por serem considerados clientes com frequ�ncia ass�dua no estabelecimento, as respostas foram todas positivas, caracterizando que os clientes n�o temem em n�o receber o que lhes foi prometido ou que os produtos ou servi�os n�o atinjam a suas expectativas, baseando-se nas experi�ncias j� vivenciadas. O gestor ressalta que, �cumprir metas e prazos de entrega � essencial para sermos competitivos�. Desta forma, conclui-se que � de suma import�ncia padronizar o fornecimento de produtos e servi�os para que n�o haja oscila��es de qualidade, e assim cumprir todas as promessas pr�-estabelecidas.

Os autores Lovelock e Wirtz (2008) observam que, estabelecer padr�es de qualidade traz para as empresas, uma seguran�a de trabalho permitindo um melhor desempenho dos colaboradores, o que se reflete na qualidade do produto oferecido pela empresa, seja este produto tang�vel ou intang�vel. Tamb�m proporciona a regulariza��o de legisla��es, proporcionando valor percebido, e gerando um olhar de confiabilidade perante seus clientes, que consequentemente dar�o a oportunidade da mesma chegar � excel�ncia no mercado.

Quando foram indagados sobre a presteza, baseada no atendimento (disposi��o e a �boa vontade� dos empregados),perguntou-se aos clientes se os funcion�rios da empresa est�o sempre dispostos a ajud�-los.

Com rela��o a qualidade do servi�o, a presteza se torna um quesito relevante para que a satisfa��o seja atingida ou at� mesmo superada. Os gar�ons s�o respons�veis pelo contato direto com os clientes, desta forma, torna-se fundamental incentiv�-los para que haja um maior empenho e comprometimento na prestatividade dos servi�os.

Os autores Lovelock, Wirtz e Hemzo (2011) ressaltam que, a qualidade dos servi�os � focada nos funcion�rios, o que denota a defini��o de padr�es de desempenho e, consequentemente, da fideliza��o da clientela.

Kotler, Haves e Bloom(2002) afirmam que manter clientes fi�is pode ser um desafio mesmo para profissionais que ofere�am servi�os de qualidade. Os clientes, mesmo que satisfeitos, podem procurar outro prestador de servi�os. Somente os clientes que tiveram suas expectativas ultrapassadas � que se tornar�o clientes fi�is. Clientes fi�is e retidos aumentam substancialmente o potencial de lucro ao longo do tempo, pois para cada cliente perdido perde-se um fluxo de neg�cios.

Em rela��o a presteza, caracterizou-se por maioria dos entrevistados de forma positiva, adjetivando os gar�ons por serem atenciosos e efecientes. O entrevistado E3 (2019) ressalta que �sempre que necess�rio os gar�ons vem na mesa perguntar se est� tudo bem, se estou precisando de algo a mais, se a comida est� conforme pedido e etc�.

Posteriormente os entrevistados foram questionadosse todas as informa��es foram repassadas de forma clara e eficaz.

Relatou a cliente E4 (2019):

 

�Na maioria das minhas experi�ncias aqui, sim, mas se n�o me falha a mem�ria, na primeira vez que vim ao restaurante perguntei qual o tipo de peixe estavam servindo e naquele momento o gar�om n�o soube me responder e o gar�om que passava ao lado tamb�m n�o, e ent�o fiquei esperando alguns minutos at� que o gar�om trouxesse a informa��o da cozinha. Mas tirando essa situa��o, o atendimento � muito bom e n�o tenho do que me queixar�.

 

A quarta pergunta abordada na entrevista foi sobre a Seguran�a (quando existem conhecimento e cortesia dos empregados, habilidades para evidenciar e transmitir seguran�a das informa��es e responsabilidade no processo de presta��o de servi�os), que objetivou-se analisar se os funcion�rios do restaurante est�o bem treinados para atend�-los e se s�o cordiais.

Atrav�s de informa��es colhidas com o gestor do estalecimento, todos os gar�ons do restaurante passam por um treinamento de t�cnicas de vendas e relacionamento/atendimento ao cliente, capacitando-os para fornecer e transmitir uma exel�ncia na qualidade do servi�o.

De acordo com Chiavenato (2014), o treinamento � considerado um meio de aprimorar compet�ncias nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, com o intuito de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosos, assim o treinamento � uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados dos neg�cios.

Verificou-se com os dados colhidos na entrevista que todos os entrevistados sentem-se seguros em rela��o aos servi�os prestados, enfatizando que sempre gostam do atendimento e que sem excess�o, todos eles s�o bastante eficientes, desde o cumim ao gerente (E1; E2, 2019).

Finalizando o roteiro de perguntas, abordou-se com base na empatia (aten��o individual dispensada ao cliente) se os funcion�rios foram prestativos no fornecimento do servi�o.

� de conhecimento comum que, para sobreviver nos dias de hoje, � necess�rio desenvolver estrat�gias centradas no cliente, ou seja, ter habilidade de responder e se adaptar �s necessidades dos clientes. Considerando-se que cada cliente � �nico e possui necessidades e desejos espec�ficos, suas expectativas s�o diversas de acordo com o ramo de atividade do fornecedor, diferentes grupos demogr�ficos.

Em rela��o ao questionamento, relatou o entrevistado E3 (2019), �S�o sim, inclusive j� tenho at� um vinculo de amizade com alguns deles�.

Considerando os grandes movimentos registrados nos fins de semana, constatou-se pela cliente E2 (2019) que, �normalmente costumo vir aos finais de semana aqui com minha fam�lia, mas mesmo com todo o movimento eu nunca fiquei esperando para ser atendida, pelo contr�rio, os drinks e comidas saem bem r�pidos�.

Na empatia objetivou-se analisar tamb�m se as necessidades, desejos, opini�es ou corre��es foram atendidas pelos clientes.

O entrevistado E3 (2019) citou uma de suas experi�ncias vividas, que abordam este questionamento:

�Certa vez mencionei com o Lima a respeito de um prato que havia comido em um restaurante em S�o Paulo e ent�o ele sugeriu replicar para mim, mesmo n�o existindo no seu card�pio�.

A entrevistada E1 (2019) tamb�m citou uma experi�ncia:

�Em uma ocasi�o ocorreu de uma carne n�o vir do jeito que foi pedido, mas de imediato foi feita a corre��o pelos funcion�rios, superando as minhas expectativas�.

Verificou-se com as viv�ncias relatadas que quando se refere a empatia, ou seja, a aten��o individual concedida para cada cliente, � de suma import�ncia que haja essa valoriza��o, transmintindo que cada cliente � valioso e significativo para a exist�ncia daquela empresa, retendo e tornando-os clientes fieis, onde atrav�s de divulga��es boca-a-boca e dentre outros meios, venham a propagar a excel�ncia no servi�o do restaurante.

 

5 CONSIDERA��ES FINAIS

 

Este artigo teve o prop�sito de abordar uma entrevista com cinco clientes do Restaurante Lima do Camar�o, como t�cnica de pesquisa qualitativa para analisar a qualidade do servi�o.

Num mercado altamente competitivo como o de alimenta��o, gerir a qualidade com �xito em todas as suas dimens�es torna-se fator decisivo para desenvolver um diferencial que agregue valor ao servi�o e, ao mesmo tempo, fidelize o cliente.

Dentre os desafios da gest�o do servi�o do restaurante estudado, verificou-se que para conseguir ter uma boa qualidade no servi�o, deve-se existir entre a equipe um bom gestor que coordene com efici�ncia. Desta forma, todos os funcion�rios passam por treinamentos de t�cnicas de vendas e relacionamento/ atendimento ao cliente, capacitando-os para fornecer e transmitir uma exel�ncia na qualidade do servi�o.

Analisar a qualidade dos servi�os, por parte dos consumidores, requer o uso de uma metodologia que consiga transformar dados emp�ricos em concretos. O uso da ferramenta ServQual possibilitou avaliar, em parte, as percep��es do usu�rio.

Analisou-se pelo pesquisador que 100% dos entrevistados aprovaram os servi�os do restaurante, no qual atenderam as suas expectativas, gerando assim a satisfa��o, baseada nas cinco dimens�es abordadas pela escala ServQual. Para um melhor entendimento dos servi�os prestados aos clientes do restaurante, identificou-se que h� necessidade de um estudo mais aprofundado, sendo aplicada a entrevista para uma quantidade maior de clientes, com o intuito de colher resultados mais concretos da qualidade do servi�o prestado.

Foi verificado que a dimens�o da tangibilidade, por ser respons�vel pelo primeiro impacto dos clientes em rela��o ao restaurante estudado, percebeu-se alguns pontos que necessitam de altera��es. Para os clientes, baseando-se no ambiente f�sicoseria vi�vel a instala��o de ar-condicionados, playgrounds e m�sicas ao vivo nos fins de semana.

Assim como as dimens�es da confiabilidade, presteza, seguran�a e empatia s�o primordiais para a reten��o do cliente, tornando-os fi�is para efetivar o sucesso do restaurante estudado.

Considerou-se ent�o atrav�s dos dados coletados pelo pesquisador que quando se concerne a qualidade do servi�o, todas as dimens�es devem ser consideradas essenciais para a obten��o da satisfa��o do cliente, tendo em vista a real import�ncia de cada uma delas.

 

REFER�NCIAS

 

APPOLIN�RIO, F. Metodologia da ci�ncia: filosofia e pr�tica da pesquisa. 2. ed. S�o Paulo: Cengage Learning, 2012.

 

BARDIN, L. An�lise de conte�do. S�o Paulo: Edi��es 70, 2011.

 

CARPINETTI, L. C. R. Gest�o da qualidade: conceitos e t�cnicas. 2. ed. S�o Paulo: Atlas, 2012.

 

CARVALHO, M. M. de et al. Gest�o da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio Janeiro: Elsevier, 2012.

 

CHIAVENATO, I. Teoria geral da administra��o. 7. ed. Barueri: Manole, 2014.

 

CORR�A, H. L.; CAON, M. Gest�o de servi�os: lucratividade por meio de opera��es e de satisfa��o dos clientes. S�o Paulo: Atlas, 2008.

 

CORR�A, H. L.; GIANESI, I. G. N. Administra��o estrat�gica de servi�os: opera��es para a satisfa��o do cliente. S�o Paulo: Atlas, 2009.

 

CRONIN, J. J. Jr.; TAYLOR, S. A. Measuring service quality: a reexamination and extension. The Journal of Marketing (1992): 55-68.

 

GIL, A. C. M�todos e t�cnicas de pesquisa social. 6. ed. S�o Paulo: Atlas, 2008.

 

G1. Setor de servi�os volta a crescer e ajuda na recupera��o da economia: Dispon�vel em: https://g1.globo.com/economia/noticia/setor-de-servicos-volta-a-crescer-e-ajuda-na-recuperacao-da-economia.ghtml. Acesso em: 19 nov. 2018.

 

GR�NROOS, C. A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, v. 18, n. 4, p. 36-44, 1984.

 

GR�NROOS, C. A. Marketing: gerenciamento e servi�os. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princ�pios de marketing de servi�os: conceitos, estrat�gias e casos. S�o Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

 

HOFFMAN, K. D. et al. Princ�pios de marketing de servi�os: conceitos, estrat�gias, casos. 3. ed. S�o Paulo: Cengage Learning, 2009.

 

IBGE. Em janeiro, setor de servi�os recua 1,9%: Dispon�vel em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20462-em-janeiro-setor-de-servicos-recua-1-9. Acesso em: 18 nov. 2018.

 

KOTLER, P.; HAVES, T.; BLOOM, P.N. Marketing de servi�os profissionais � Estrat�gias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros, 2� edi��o, Editora Manoele, 2002.

 

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administra��o de marketing. 14. ed. S�o Paulo: Pearson, 2012.

 

LAS CASAS, A. L.; Qualidade total em servi�os: conceitos, exerc�cios, casos pr�ticos. S�o Paulo: Atlas, 2008.

 

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. A. Marketing de servi�os: pessoas, tecnologias e estrat�gia. 7. ed. 2011.

 

LOVELOCK, C; WIRTZ, J. Marketing de servi�o: pessoas, tecnologia e resultados. 5� edi��o. S�o Paulo: ABDR, 2008, 412p.

 

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cient�fica. S�o Paulo: Atlas, 2010.

 

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. T�cnicas de pesquisa: planejamento e execu��o de pesquisas, amostragens e t�cnicas de pesquisa, elabora��o, an�lise e interpreta��o de dados. 7. ed. S�o Paulo: Atlas, 2009.

 

MARTINS, G. A.; THE�PHILO, C. R. Metodologia da investiga��o cient�fica para ci�ncias sociais aplicadas. 2. ed. S�o Paulo: Atlas, 2009.

 

MOREIRA, R. O que os �ltimos resultados do PIB apontam: Dispon�vel em: https://economiadeservicos.com/tag/pib/. Acesso em: 06 set. 2018.

 

PALADINI, E. P. Gest�o da qualidade: teoria e pr�tica. 2. ed. S�o Paulo: Atlas, 2004.

 

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Um modelo conceitual de qualidade de servi�o e suas implica��es para a pesquisa no futuro. RAE: Revista de Administra��o de Empresas. S�o Paulo: FGV - Funda��o Get�lio Vargas, 10/2006-12/2006. p. 96 a 108. Portugu�s. v.46 n.4.

 

SEBRAE. Bares e restaurantes: um setor em expans�o: Dispon�vel em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/bares-e-restaurantes-um-setor-em-expansao,1038d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 05 mai. 2019.

 

SILVA, L. M. T.; MEDEIROS, C. A. F.; COSTA, B. K. Qualidade dos servi�os tur�sticos no setor de restaurantes: uma aplica��o do modelo SERVPERF: Revista Hospitalidade, v. 6, n.2, p. 115-139, 2009.

 

VIEIRA, V. A. Escalas de marketing: m�tricas de resposta do consumidor e de desempenho empresarial. S�o Paulo: Atlas, 2011.

 

WALL, E. A.; BERRY, L. L.. The combined effects of the physical environment and employee behavior on customer perception of restaurant service quality. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, v. 48, n. 1, 2007, p. 59-69.

 

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de servi�os: a empresa com foco no cliente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.


AP�NDICE

 

Ap�ndice A � Carta de Autoriza��o de Participa��o do Restaurante Lima do Camar�o no Estudo de Caso

 

Autoriza��o de Participa��o da Empresa no Estudo de Caso

 

Fortaleza, 26 de abril de 2019.

 

Eu, Lucas Alves Lima, aluno do Curso de Gradua��o em Administra��o do Centro Universit�rio 7 de Setembro (UNI7), sob orienta��o do Prof.(a) Orientadora da Pesquisa Roseilda Nunes Moreira, solicito permiss�o para obter voluntariamente de sua empresa informa��es que ser�o utilizadas, ap�s tratamento, na forma de estudo de caso a ser inserido na pesquisa em andamento sobre "Qualidade dos servi�os na obten��o da satisfa��o do Restaurante Lima do Camar�o, na percep��o dos clientes".

 

No aguardo do aceite, agradecemos a aten��o dispensada.

 

 

Lucas Alves Lima

Aluno-Pesquisador

 

 

 

Prof.(a) Roseilda Nunes Moreira.

Orientadora da Pesquisa

 

 

 

Jos� Valbio de Lima

Propriet�rio do Restaurante Lima do Camar�o

(Assinatura e Carimbo)

 

 

 

 

Ap�ndice B � Instrumento de Pesquisa � Roteiro de Entrevistas

 

PESQUISA SOBRE QUALIDADE DOS SERVI�OS NA OBTEN��O DA SATISFA��O DO RESTAURANTE LIMA DO CAMAR�O, NA PERCEP��O DOS CLIENTES

ARTIGO CIENT�FICO

fa7_vertical_redCurso de Gradua��o em Administra��o

Nome:

G�nero:

Escolaridade:

Idade:

 

 

 

 

I - Tangibilidade

1 - Como voc� (cliente) analisa a situa��o atual do estabelecimento?

2 - Como isso afeta na sua decis�o de escolha do Restaurante?

3 - O que pode ser melhorado?

II - Confiabilidade

1 - Voc� sente-se confi�vel em receber tudo aquilo que lhe foi prometido?

2 - O restaurante cumpre suas promessas?

III - Presteza

1 - Os funcion�rios da empresa est�o sempre dispostos a ajud�-los?

2 - Todas as informa��es foram repassadas de forma clara e eficaz?

IV - Seguran�a

1 - Os funcion�rios do restaurante est�o bem treinados para atend�-los?

2 - Os funcion�rios s�o cordiais?

V - Empatia

1 - Os funcion�rios foram prestativos no fornecimento do servi�o?

2 - Suas necessidades, desejos, opini�es ou corre��es foram atendidas?